A sua empresa está preparada para um desastre?

< voltar

Depois de conversar com uma série de Gerentes de TI, observamos muitos casos de empresas que acreditam ter um ambiente altamente disponível, mas nem sempre é assim. Já parou para pensar o real significado de “alta disponibilidade”?

Alta disponibilidade, basicamente, consiste em ter os seus recursos, como Banco de dados, Arquivos, Servidores Virtuais e etc prontos para uso, mesmo em uma situação de falha.

Muitas destas equipes de TI, além de acreditarem que possuem os recursos, também não conseguem mensurar as perdas financeiras que a empresa pode ter com esta falta.

Além disso, quando se investe em alta disponibilidade, a questão maior é quanto ao tempo que a empresa pode ficar parada e como isso a prejudica. Acabamos descobrindo que, na maioria das vezes, as empresas não querem ficar paradas um minuto se quer em seus horários de trabalho.

Neste sentido, é papel da TI informar e metrificar a todos os seus gestores, superiores, CEO’s sobre a disponibilidade e riscos que o seu ambiente corre, pontos de falha e até mesmo, um olhar mais analítico sobre o tempo e os problemas que levaria uma recuperação do ambiente.

Outro ponto importante que a empresa como um todo precisa ficar atenta é quanto ao investimento em tecnologia. Mesmo que não seja o foco, ela é um fator importante para a produção em que a empresa é totalmente dependente dos recursos tecnológicos em sua maioria, sejam eles quais forem.

Vivenciando estes casos com frequência, passamos a realizar alguns serviços utilizando os produtos Microsoft, através do alinhamento de um mapeamento dos serviços e recurso um pouco mais precisos sobre o que o cliente realmente têm e o que ele gostaria de ter, traçando um planejamento futuro, com resultados reais e mostrando o verdadeiro valor da solução e do investimento.

A importância do mapeamento dos serviços e recursos é essencial para traçar uma estratégia de recuperação de desastres, e a Microsoft oferece estes recursos em seus produtos, muitas vezes, com uma grande economia, tendo a flexibilidade de ser em um ambiente on-premises, híbrido ou em uma Cloud Privada.

 Além de oferecer os produtos para alta disponibilidade e mapeamento dos serviços e recursos, conseguimos mostrar que a TI não é somente responsável por “apagar incêndios”, mas prevenir que o fogo chegue, trazendo os resultados desejados.

E você, têm certeza que possui alta disponibilidade?